sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Ginástica Laboral – Trabalhando com Saúde



Reportagem: Carlos Durães
Edição: Filipe Freitas Rocha

A ginástica laboral, se praticada pela manhã, prepara o corpo para as atividades que ainda serão exercidas.
Se praticada à tarde, ela atua para compensar os esforços despendidos ao longo do dia.

As empresas, cada vez mais sintonizadas com o conceito de qualidade de vida, estão buscando a implantação de programas que, além de reduzir o stress e melhorar a concentração, o humor e a disposição de seus funcionários, contribuam para prevenir lesões como a L.E.R. (Lesões por Esforços Repetitivos) e a D.O.R.T. (Doenças Ostemusculares Relacionadas ao Trabalho).

E este investimento vale a pena por razões como a melhoria de rendimento e produtividade dos funcionários e os benefícios fiscais que estas empresas recebem, ao comprovarem seu investimento em programas de melhoria da qualidade de vida.

Empresa que cuida de empresas

Ana Paula Lopes, 34, e Mariana Vaccari, 32, são profissionais de educação física e sócias da Corpo Feliz – Movimento Consciente, empresa que leva a ginástica aos escritórios de outras empresas. A Corpo Feliz já está no ramo há 6 anos.

Elas já atenderam, entre outras, a Quattor Petroquímica, AxisMed - Saúde Preventiva e a CVC Turismo.

A CVC, inclusive, obteve os resultados mais significativos até o momento, devido ao alto índice de melhora na postura dos funcuncionários e redução nas queixas relacionadas a dores corporais.

Segundo Mariana, cada programa é elaborado de forma personalizada para cada empresa "visto que as realidades e necessidades de cada uma são muito específicas”.

O primeiro passo é fazer um mapeamento da saúde organizacional, que é composto por uma avaliação postural individual e por um questionário que visa identificar a qualidade de vida de cada participante.

A maioria dos projetos desenvolvidos pela Corpo Feliz são contínuos, ou seja, não há um tempo fixo de duração.

Segundo Ana Paula, isso ocorre porque à medida que as pessoas vão melhorando, o grupo vai apresentando novas necessidades. Inicialmente, trabalha-se a consciência corporal, ou seja, a pessoa aprende a conhecer o próprio corpo. Depois aprende a postura adequada para a execução dos movimentos. Após este tempo de adaptação "o corpo começa a precisar de fortalecimento muscular, como aprender a relaxar e a liberar o stress. Enfim, tudo isso faz parte da evolução do trabalho”.

Regulamentação

O Conselho Regional de Educação Física da 4º Região (CREF4/SP) resume em três pontos o que é necessário para se fazer tudo dentro da legislação do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF): 1.) A Ginástica Laboral deve ser ministrada por profissionais de Educação Física, devidamente registrados no sistema CONFEF/CREFs; 2.) A responsabilidade por esta atividade não pode ser repassada a terceiros, como estagiários, sob pena de incorrerem em contravenção penal de exercício ilegal da profissão; 3.) As empresas que oferecem serviços de Ginástica Laboral devem estar devidamente registradas no conselho.

Nenhum comentário: