quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Mercado de trabalho é amplo e promissor

Reportagem: Maxwel Souza
Edição: Filipe Freitas Rocha


Busca por qualidade de vida e necessidade de mais saúde geram vagas e abertura para profissionais da Educação Física.

O mercado de trabalho para o profissional de Educação Física vive um momento de grande ascensão. A necessidade por qualidade de vida tem gerado uma corrida desenfreada a academias, clubes, parques e até mesmo a serviços pessoais e personalizados. Em todos esses setores temos profissionais de Educação Física atuando nas mais diversas áreas. Personal traineer, professor educacional, instrutor de academia, preparador físico, técnico em ginástica laboral, são alguns dos caminhos que o profissional pode seguir.

Atualmente, só no estado de São Paulo, existem mais de 15 mil academias, freqüentadas por mais de 1,5 milhões de pessoas. Os serviços oferecidos na atualidade são muitos, como: Body Jump, Body Camp, Body Combat, Step, Yoga, além das já tradicionais ginástica, malhação e natação. Em todas estas modalidades há profissionais especializados.

Outro segmento em grande ascensão é serviço de personal trainner. Com a falta de tempo, ou com a necessidade de um treinamento focado, este profissional ganhou muito espaço. O atendimento pode ser feito na casa do cliente, no trabalho ou até mesmo em uma academia.

O setor de recreação também merece destaque, pois algumas empresas têm transformado as brincadeiras em prática esportiva. Alguns Cruzeiros que partem do Brasil já contam com profissionais de Educação Física realizando exercícios e práticas esportivas com os passageiros.

Uma nova modalidade de atividade é a ginástica laboral. Criada para atender funcionários de empresas, a laboral tem a finalidade de alongar e relaxar a musculatura, proporcionando um dia mais produtivo de trabalho.

José Geraldo da Silva, 1º Secretário do SINPEFESP (Sindicato dos Profissionais de Educação Física) cita que o mercado de trabalho sofre uma ascensão nunca antes vista: “Lembro que quando me formei, na década de 1970, existiam 5 universidades que ministravam Educação Física. Hoje temos mais de 30 turmas com aulas em todos os turnos. Cresce o número de alunos, porque também cresce o número de vagas no mercado.”, finaliza José.

A gama de opções para o profissional é enorme, porém, o professor de Educação Física de Universidade Radial, Jurandir Souza Silva, 40, destaca a necessidade do aluno ou do profissional recém-formado detectar quais são suas habilidades. “Eu acho que depende muito de qual é a habilidade naquilo que se está praticando”, afirma Jurandir.

Nenhum comentário: