quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Treinamento Esportivo - A Preparação Física nos Esportes


O CORPORE inicia nesta edição um conjunto de reportagens sobre os diferentes aspectos da preparação física em diversas modalidades, sempre com dicas de importantes profissionais.

Abrindo esta série, enfocaremos o treinamento físico no Voleibol brasileiro, que com o aperfeiçoamento constante tático, técnico e estrutural, almeja permanecer no topo das conquistas mundiais por muito tempo.

Como consultor e colaborador desta matéria o CORPORE apresenta o experiente preparador físico Fábio Correia, com passagem pela Seleção Brasileira de Vôlei Feminino e atualmente na comissão técnica da equipe masculina Santander/São Bernardo.


PLANEJAMENTO

Normalmente os clubes utilizam um plano gráfico dividido em dois momentos: um para o Campeonato Paulista e outro continuado para a Superliga.
O trabalho é desenvolvido com base na análise das necessidades do atleta, buscando três perspectivas temporais: longo prazo, ou seja, o desenvolvimento físico do atleta visando a continuidade de sua carreira; médio prazo, as necessidades físicas para o campeonato em questão e que colaborem com o todo da equipe; curto prazo, a demanda física que será gerada por uma determinada semana de treinamento.


RENDIMENTO


Para Fábio Correia, “a individualização é a melhor forma de gerar rendimento”.

Em seu trabalho, ele agrega a maior quantidade possível de métodos e estratégias para obter uma melhor leitura das diferenças individuais, e dessa forma poder atuar com total objetividade junto às necessidades de cada atleta.

Segundo Fábio, as repetições no treinamento geram alterações que devem ser percebidas "para que possamos intervir em cada caso de maneira específica, melhorando a performance e o rendimento com saúde”.


EXAUSTÃO MUSCULAR E CONTUSÕES

As principais ocorrências patológicas decorrentes dos treinamentos no vôlei são: tendinites, inflamações dos tendões quadriciptal e patelar nos joelhos e inflamação do tendão do supra-espinhoso no ombro.

O segredo para evitar a exaustão muscular e as lesões é o “equilíbrio que deve haver na preparação, entre o estímulo (atividade) e o repouso (recuperação)”, afirma Fábio.
Trabalhos de força que promovam esse equilíbrio muscular e a organização articular, principalmente em se tratando de ombros e joelhos, também são considerados fundamentais para prevenir problemas.


TECNOLOGIA

Correia utiliza alguns equipamentos que auxiliam em determinados treinamentos e avaliações, como a plataforma de salto associada a um software para controle de treino e eletroestimuladores para evitar o desgaste mecânico em algumas articulações.


ACADEMIA

A experiência como avaliador físico em academias, anterior ao mundo do vôlei, foi de grande valia para Fábio, que pôde entrar em contato com questões fisioterápicas e médicas de grande responsabilidade, e o fez aprender muito, principalmente sobre patologias.

Da época, continua crítico apenas da padronização do corpo, relacionada ao que chama de “Corpolatria” excessiva por parte de alguns alunos e professores.

EMPREGO E ESTÁGIO

Para corroborar a tese de que os contatos pessoais são a grande fonte de oportunidades profissionais, Correia nos conta que em seu primeiro emprego, atuou como monitor de um acampamento de recreação, cujo proprietário havia sido seu professor de educação física nos tempos de colégio.

Em seguida, estagiou por dois anos no São Paulo Futebol Clube, acompanhando e avaliando todos os treinamentos e testes realizados no laboratório de fisiologia do clube, ao lado do professor Moraci Santana, de quem havia conseguido contato quando participou de um curso de preparação física de futebol ministrado por ele.

DICAS AO ESTUDANTE

Ler muito, ver muito e ouvir muito. Procurar pessoas que estão em atividade e trocar idéias e experiências. Gerar diferencial através de muito estudo e repertório de métodos. E algumas que meu pai me ensinou também: honestidade, coerência, ética e...suor!



* Não perca, na próxima edição, nossa reportagem mostrará detalhes da preparação física do basquete brasileiro *

Nenhum comentário: